Benefícios
App de atividade física ajuda colaboradores a manter o bem-estar
App de atividade física ajuda colaboradores a manter o bem-estar

O uso foi intensificado durante a pandemia. Mas quem começou a usar um app de atividade física não deve parar. A busca pelo bem-estar é diária.

Ter um app de atividade física motiva, orienta e regula a prática, transformando-a num hábito saudável. Colaboradores de empresas que oferecem plano de bem-estar corporativo sabem o quanto isso é verdade.

No Brasil, até o final de maio de 2020, as plataformas digitais dedicadas ao universo saudável tiveram um aumento de 226% de instalações não-orgânicas. E 116% de crescimento nas instalações orgânicas. Estas últimas são aquelas que não usam publicidade e anúncios pagos. Os dados são de um estudo feito pela AppsFlyer, plataforma de análise e atribuição de marketing com sede em San Francisco, Califórnia.

Para a Weburn, aplicativo de fitness, saúde e bem-estar parceiro da Vidalink, o aumento das vendas significou mais de 40% consolidando um trabalho já desenvolvido há quase 5 anos. Tudo isso confirmando uma tendência de mercado a ter um modelo híbrido no que diz respeito a exercícios físicos.

Tanto em 2020, quanto em 2021, devido às restrições impostas pela Pandemia do Coronavírus, mais e mais pessoas recorreram a um app de atividade física para se manterem ativas. Provavelmente pelo fato de não ser preciso se deslocar até as academias e nem interagir com muita gente num mesmo espaço.

Qualidade de vida e saúde andam juntas

Mesmo com a flexibilização das medidas que visavam o distanciamento social, a facilidade de contar com um app de atividade física tem garantido a permanência de sua utilização no dia a dia.

Alguns responsáveis pelos programas de benefícios das empresas já perceberam que oferecer um app de atividade física é um diferencial competitivo entre as demais estratégias de aquisição, retenção, engajamento e valorização de talentos. Associada a outras possibilidades de inovação, trata-se de uma decisão pra lá de acertada.

Todo mundo sai ganhando: os colaboradores ficam satisfeitos e com mais saúde e as empresas aumentam produtividade e alcançam melhores resultados. Isso significa muito, ainda mais no cenário atual, onde a pressão no mundo corporativo por redução de custos é alta.

Os projetos voltados à qualidade vida do colaborador e prevenção da saúde são relativamente novos. Eles integram a gestão da saúde do funcionário. E conforme o aperfeiçoamento e novidades da tecnologia avançam, maior a eficiência deles.

As razões para você também investir em um app de atividade física não param por aí. Estamos falando de uma tecnologia fácil de ser implementada. O colaborador reconhece rapidamente o quanto isso pode ser útil pra vida dele. E fica orgulhoso ao sentir que a empresa se preocupa com o seu bem-estar.

Vários tipos de serviços são oferecidos no mercado, mas os colaboradores se envolvem muito mais quando esta escolha vem do lugar em que ele trabalha. Ele toma a decisão de abandonar sua vida sedentária, por exemplo, porque sente confiança no app de atividade física patrocinado por seu empregador.

O Plano de Bem-Estar corporativo Vidalink disponibiliza, entre outras funções, o Vidalink Fit – pilar de exercícios físicos que oferece acesso gratuito à plataforma Weburn Play, referência no assunto e 100% online.

Com ele, é possível se exercitar em qualquer lugar, por meio de mais de 30 programas, 15 modalidades e mais de 1200 videoaulas exclusivas. Acesse 30 dias de videoaulas gratuitas do Weburn Play e conheça melhor a ferramenta.

Redução de faltas e de custos

Marcelo Capelazo Fernandes, profissional de educação física gestor da Academia Incorpore e palestrante em saúde e bem-estar explica que os genes foram moldados para movimentos corporais. Por isso, a prática de atividade física regular é fundamental pra saúde.

Segundo ele, os benefícios atingem cada parte do organismo de forma peculiar. Desde a pele, o maior órgão do corpo humano, até as partículas microscópicas como os telômeros.

A prática de atividade física aliada aos exercícios melhora os estados de humor e reduz a incidência de doenças crônicas e degenerativas como diabetes, hipertensão, câncer, etc. Além de diminuir as dores articulares.”

O profissional cita, ainda, que o colaborador ao usar um bom app de atividade física melhora sua disposição e desempenho sexual, tem elevação da autoestima e consegue controlar o estresse e seu próprio peso.

Costumo dizer que o exercício físico é produção de vida. Porque traz uma experiência nova e muito mais saudável ao praticante. É um fator que impacta positiva e diretamente na atuação dos colaboradores no ambiente de trabalho porque aumenta o foco, a resiliência e a produtividade.”

Além dos aspectos relacionados à atração e retenção de talentos, Marcelo conta que nas empresas, onde os colaboradores têm acesso a um app de atividade física, há redução de faltas e dos custos provenientes da utilização dos planos de saúde.

 

 

 

Como o app de atividade física ajuda os colaboradores a manter a saúde em dia?

A tecnologia é um complemento importante pra saúde do colaborador porque contribui para que ele não se limite apenas aos treinos presenciais nas academias. Através dos aplicativos que auxiliam no monitoramento da saúde, a tendência é a pessoa se motivar a manter tudo aquilo que alavanca a qualidade de vida.

Hoje em dia é possível monitorar, por exemplo, quantos passos um ser humano dá em sua rotina diária. E fazer uma comparação para compreender se está ou não levando uma vida mais sedentária. Aqui vale lembrar que o recomendado é dar cerca de 10 mil passos por dia.

Estas e outras possibilidades permitem ao treinador profissional de educação física prescrever muito além de uma série de exercícios. Ele estabelece um plano integral de saúde que assegura uma verdadeira mudança na vida do colaborador.

Marcelo esclarece que há vários perfis de aplicativos que incentivam a adesão à prática do exercício físico. “Alguns deles trocam atividade por pontos ou produtos, aumentando o número de pessoas que recorrem à tecnologia para incluir, de fato, os exercícios físicos em seu cotidiano.”

Um dado interessante é que apesar do aumento do uso de aplicativos relacionados os cuidados com corpo e mente ter aumentado durante a Pandemia do Coronavírus, Marcelo aponta que há estudos que demonstram que no mesmo período o nível de atividade física caiu em 70%. “Por isso, é essencial ter os dois lados da mesma moeda: a presença física numa academia, por exemplo, e o uso do app”, finaliza.

Vida mais saudável e plena

Segundo Ruy Lemos, educador físico e coach da Weburn, o Brasil ainda tem um índice de praticantes de exercício físico muito baixo: cerca de 5% da população em média. “São muitos os benefícios e as vantagens que a prática regular causa na vida das pessoas”, diz ele.

Para Ruy, existe uma busca incessante por resultados estéticos em detrimento dos ganhos para saúde em geral.

Entre os inúmeros benefícios neste segundo sentido, destaco o fato de o exercício físico contribuir para redução da incidência de doenças cardíacas e degenerativas como a hipertensão, por exemplo.”

O educador físico aposta que o exercício com gasto calórico realizado de modo estruturado, orientado e planejado juntamente com a disciplina do indivíduo funcionam como agentes poderosos também contra doenças psicológicas, como depressão e casos de Burnout nas equipes, por exemplo. “Os exercícios físicos garantem uma guinada na trajetória dos praticantes, refletindo em aspectos sociais e afetivos. Quem se exercita é literalmente mais feliz! Contribuindo com a disseminação do exercício físico de forma abrangente, por meio do Weburn Play, democratizamos uma prática que leva mais gente a ter uma vida mais saudável e plena.”

Assista, agora, uma apresentação sobre os benefícios das atividades físicas na vida dos colaboradores, feita por Marcelo Capelazo Fernandes pra Vidalink 😉

 

Publicação: novembro de 2021

Inscreva-se
Notificação de
guest
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo Nogueira
Rodrigo Nogueira
4 meses atrás

Excelente conteúdo!

Newsletter

Assine nossa Newsletter para receber as novidades Vidalink e artigos sobre bem-estar.

    SimNão