Qualidade de vida
Entenda por que você deve praticar exercícios físicos em casa durante a quarentena
Entenda por que você deve praticar exercícios físicos em casa durante a quarentena

Não é novidade dizer que os exercícios físicos são aliados importantes para a conquista da qualidade de vida, mas vale a pena reforçar, sobretudo neste momento de pandemia, que praticá-los com regularidade ajuda a fortalecer o nosso sistema imunológico. Por isso, estabelecer uma rotina de treinos em casa é fundamental nesta quarentena.

De acordo com Elaine Cristina Rodrigues Farina, profissional de educação física, fisioterapeuta, professora e coordenadora do curso de Educação Física da Univali (SC), “estamos vivendo um momento inusitado que alterou a rotina das pessoas, diminuindo a oportunidade de realização de exercícios físicos. Mas, independentemente disso, é preciso ‘se mexer’, inclusive para combater o estresse e diminuir os níveis de ansiedade.”

Benefícios da prática de execícios físicos durante a quarentena

Para a maioria das pessoas que se encontram em quarentena hoje, recomenda-se a prática de exercícios físicos por, pelo menos, 30 minutos por dia como uma forma de aliviar a tensão do dia a dia, aumentar a produtividade e, claro, beneficiar a saúde. “Devemos apenas lembrar que neste momento de reclusão devemos evitar atividades em meio a aglomerações”, pontua Elaine.

Confira, a seguir, os inúmeros benefícios da prática regular de exercícios físicos para a saúde:

  • Redução da ansiedade e do estresse;
  • Aumento do tônus muscular;
  • Melhora das funções cardiorrespiratórias;
  • Melhora da circulação sanguínea;
  • Controle da pressão arterial;
  • Controle da glicemia;
  • Controle do peso: a prática de atividade física queima mais calorias, evitando o acúmulo de gordura pelo corpo.

Quais exercícios físicos praticar na quarentena?

Dá para fugir do sedentarismo de diversas formas durante a quarentena. “Qualquer exercício é indicado, desde que seja adaptado para o ambiente (casa ou apartamento), de acordo com os materiais disponíveis. Atualmente, existem diversas sugestões do que fazer em plataformas digitais e aplicativos que auxiliam, inclusive, a organização, o direcionamento e a execução dos exercícios. Mas cuidado! Dê preferência aos vídeos ou aplicativos recomendados ou produzidos por profissionais de Educação Física”, reforça Elaine.  

Além disso, preste atenção à intensidade das atividades que você pretende realizar. “Nós indicamos exercícios com intensidade leve e moderada, que estão relacionados à melhora da imunidade, visto que vivemos uma pandemia. Mas não podemos desconsiderar outras condições associadas, como alimentação saudável, sono adequado e controle do estresse. Neste momento, não recomendamos atividades físicas ou exercícios físicos de alta intensidade e que se perdurem por certo tempo, pois em reposta, o organismo poderá sofrer uma queda (depleção) da imunidade, abrindo uma ‘janela’ de oportunidade para os vírus devido à baixa da imunidade”, alerta.

Os riscos do sedentarismo durante (e também depois) da quarentena

Com ou sem quarentena, não aderir à prática regular de atividade física oferece riscos à saúde, aumentando as chances de:

  • Sobrepeso ou até de obesidade;
  • Doenças metabólicas como a diabetes tipo 2;
  • Surgimento de dores crônicas;
  • Alterações nos componentes sanguíneos circulantes, como as gorduras (dislipidemia) que favorecem o desenvolvimento de problemas cardiovasculares, como a aterosclerose (entupimento das artérias), responsável por acometer regiões importantes e vitais, como o coração e o cérebro, aumentando as probabilidades de infarto e de acidente vascular cerebral (AVC).

“Podemos citar também a aceleração da perda da massa magra (tecido muscular), que poderá ser um fator influenciador de quedas em pessoas com pouca força muscular, principalmente em idosos, além de doenças que podem ser prevenidas e amenizadas com um estilo de vida ativo e saudável”, completa Elaine.

Conheça a Vida, o wellbot da Vidalink que incentiva a prática de exercícios físicos  

De olho nos benefícios que a atividade física oferece para o bem-estar físico e mental das pessoas, sobretudo neste momento difícil de pandemia, nós, da Vidalink, estamos disponibilizando gratuitamente a Vida, nosso wellbot (robô virtual) de bem-estar que incentiva os colaboradores das empresas a iniciar e dar continuidade à prática de exercícios físicos, de acordo com seus objetivos, preferências e condicionamento. Tudo isso por meio de trilhas de conteúdo criadas com exclusividade por coaches e educadores físicos. Os RHs interessados em oferecer gratuitamente o benefício para seu time precisam apenas fazer o cadastro no link: https://bit.ly/2XySmlG.  

 

Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificação de

Newsletter

Assine nossa Newsletter para receber as novidades Vidalink e artigos sobre bem-estar.