Gestão
Inteligência Artificial incrementa iniciativas de bem-estar corporativo; confira
Inteligência Artificial incrementa iniciativas de bem-estar corporativo; confira

Tempos atrás, dizer que as máquinas iriam pensar, agir e resolver problemas como os seres humanos era algo visto apenas em filmes de ficção científica. Hoje, a tecnologia está em tudo, tanto que o uso da Inteligência Artificial em iniciativas de bem-estar corporativo tem se tornado cada vez mais comum no mercado.

Mas antes de falarmos especificamente sobre a aplicação desse conceito pelas empresas, vamos entender melhor o seu significado. Também chamada de IA, a Inteligência Artificial é uma tecnologia que permite que máquinas, por meio de softwares, sejam capazes de ter atitudes semelhantes às dos humanos. Em outras palavras, os equipamentos desenvolvidos com Inteligência Artificial conseguem perceber uma situação, raciocinar, tomar decisões e solucionar problemas.

Para funcionarem dessa maneira, os sistemas de IA precisam atender a alguns requisitos básicos:

  • Aprender a cada nova experiência e/ou tarefa;
  • Compreender informações vindas de diferentes fontes, como sons, imagens ou textos;
  • Interagir de forma natural e humana, ou seja, enxergar, escutar e falar;
  • Raciocinar através de interpretação de ideias e criação de hipóteses;
  • Coletar e processar um alto volume de dados e informações.

De modo geral, o principal objetivo da utilização da Inteligência Artificial é encontrar soluções para as mais variadas tarefas, a fim de facilitar a vida e a rotina das pessoas.

Por ter esse conceito e aplicabilidade, a tecnologia vem sendo utilizada em diversos segmentos ao redor de todo o mundo para a realização das mais diferentes tarefas, chegando até o departamento pessoal das empresas, com foco na identificação e execução de iniciativas de bem-estar.

A Inteligência Artificial é uma tendência a ser seguida pelo RH?

Já dissemos por aqui que funcionários que estão bem física, mental e emocionalmente trabalham mais e melhor. E é justamente esse entendimento que tem feito com que as empresas busquem, cada vez mais, novas maneiras de oferecer aos seus colaboradores programas que visem a sua qualidade de vida – e nessa busca, as soluções vindas da IA estão ganhando espaço.

A Inteligência Artificial no setor de Recursos Humanos permite melhorar a análise de dados sobre as pessoas, seu comportamento e produtividade, além de também possibilitar a reflexão sobre possíveis melhorias nas áreas de saúde e bem-estar, atração, seleção e desenvolvimento. Somado a tudo isso, a IA estreita o relacionamento entre as pessoas e a organização, otimizando processos de forma bem mais eficiente”, explica Edna Bedani, Diretora de Aprendizagem da ABRH – SP (Associação Brasileira de Recursos Humanos de São Paulo)

Ainda de acordo com a especialista, “existem estudos que comprovam que a Inteligência Artificial já está impactando a vida das pessoas e das organizações – e a tendência é que isso aumente de maneira bem positiva nos próximos anos. Um exemplo é o levantamento realizado pela Universidade de Stanford, que reforça que nosso dia a dia será modificado pela IA de forma exponencial até 2030, envolvendo a maneira como nos relacionamos com o trabalho, como cuidamos de nossa saúde, como estudamos, dentre outras áreas de nossas vidas”, ressalta.

De que forma a Inteligência Artificial está sendo aplicada nas iniciativas de bem-estar corporativo?

Segundo Edna, as principais aplicações da Inteligência Artificial nas iniciativas de bem-estar corporativo estão no mapeamento e no acompanhamento do comportamento dos colaboradores, em todos os sentidos, tais como:

  • Hábitos de saúde;
  • Rotina de trabalho;
  • Utilização do plano médico;
  • Absenteísmo e outros.

Com as informações adquiridas sobre esses comportamentos, é possível criar programas internos de orientação e cuidados com a saúde dos colaboradores, além de mapear e acompanhar a evolução de todos esses indicadores.

Quais as vantagens de utilizar a Inteligência Artificial nas iniciativas de bem-estar corporativo?

Como dissemos, o uso da Inteligência Artificial nas iniciativas de bem-estar corporativo ajuda a identificar com maior precisão pontos que precisam ser trabalhados no que diz respeito à saúde do trabalhador. Dessa forma, passa a haver uma melhora em sua qualidade de vida, uma vez que ele passa a se cuidar mais, tanto física quanto mental e emocionalmente.

Dessa forma, o uso da IA influencia diretamente no crescimento e na lucratividade da empresa, sobretudo quando consideramos as principais vantagens proporcionadas por funcionários mais saudáveis e felizes, como:

Como iniciar a aplicação da Inteligência Artificial para a promoção do bem-estar?

O primeiro passo para a utilização da Inteligência Artificial em iniciativas de bem-estar da empresa é definir o objetivo dessa estratégia, ou seja, se é a busca pela redução do absenteísmo, dos gastos com afastamentos, etc.

Depois, deve-se ir atrás de alternativas que melhor atendam às necessidades da organização. É possível começar gradualmente, escolhendo apenas uma solução com tecnologia IA e mensurar seus resultados antes de incluir outras.

No entanto, para que a iniciativa dê certo, é fundamental envolver todos os colaboradores, começando pelas lideranças, de modo que eles possam transmitir com precisão a proposta e, também, incentivar suas equipes.

Com relação ao investimento financeiro necessário para o uso da Inteligência Artificial em iniciativas de bem-estar, Edna ressalta que, “independentemente de apresentarmos valores exatos neste momento, é fundamental ter em mente que o investimento é bem menor do que os impactos da sua não utilização na gestão de pessoas. Trata-se de um caminho seguro e rápido de obter métricas sobre o comportamento e hábitos dos colaboradores dentro das organizações e, assim, ter uma estratégia assertiva desse gerenciamento, com elaboração de ações efetivas e sustentáveis e, dessa forma, conseguir todos os benefícios mencionados.

Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificação de

Newsletter

Assine nossa Newsletter para receber as novidades Vidalink e artigos sobre bem-estar.