Gestão
Da arquitetura a decoração: mudanças no ambiente de trabalho aumentam bem-estar da equipe
Da arquitetura a decoração: mudanças no ambiente de trabalho aumentam bem-estar da equipe

É sabido que a maioria das pessoas passa mais tempo nas empresas do que em casa. Diante disso, promover mudanças no ambiente de trabalho garante não só espaços mais bonitos e harmoniosos, como também favorece o bem-estar dos colaboradores no dia a dia.

Oferecer um local de trabalho adequado, saudável, seguro e confortável é uma das maneiras de motivar a equipe, aumentar a sua produtividade e, com isso, gerar benefícios também para a corporação. Desde o layout até a decoração, muitos pontos podem ser modificados e, alguns, nem demandam grandes investimentos. Confira!

A importância de promover mudanças no ambiente de trabalho

Mudanças no ambiente de trabalho têm sido cada dia mais realizadas pelas empresas para deixar os espaços mais leves e descontraídos. Isso porque as características do local onde estamos inseridos influenciam diretamente em nosso comportamento, estado emocional e até mesmo em nossa saúde, ajudando a diminuir o risco de doenças como estresse e ansiedade, – sem falar de sua influência direta sobre aspectos mais práticos, como no índice de produtividade, por exemplo. Afinal, funcionários que se sentem confortáveis em seu local de trabalho produzem mais e melhor, fator que reflete automaticamente na lucratividade do negócio.

Ambientes mais acolhedores e humanizados também podem inspirar, transformar e estimular a produtividade do colaborador. “Hoje em dia, não se busca somente um bom salário, mas também ambientes motivadores e estruturas flexíveis. Já vi vários colaboradores desistirem de trabalhos por conta do ambiente de trabalho da empresa. Portanto, um ambiente velho, descuidado, sem atrativos, com mesas e cadeiras que não atendam as normas técnicas e não têm ergonomia, desestimula os colaboradores a ponto de diminuir a produtividade deles”, afirma Heloisa Dabus, arquiteta titular da Dabus Arquitetura Associados.

Como promover mudanças no ambiente de trabalho?

Obviamente, é preciso pensar nas características, nos objetivos, ramo de atuação e no público interno de cada empresa antes de promover mudanças no ambiente de trabalho. Mas, de modo geral, há algumas modificações curingas que atendem positivamente os mais variados segmentos.

Segundo Heloisa, o primeiro passo é garantir que o espaço a ser modificado represente o DNA da organização. Logo em seguida, e tão importante quanto, é considerar as características das pessoas que farão ou já fazem parte dele. Com isso em mente, é possível seguir muitas das diversas vertentes possíveis na hora de aplicar mudanças em um ambiente de trabalho. Veja algumas sugestões.

Dê preferência para ambientes abertos

Sabe aquela ideia do chefe em uma sala separada, fora do alcance dos colaboradores? Há tempos essa forma de divisão do ambiente de trabalho caiu em desuso.

A ideia de horizontalidade mostra que, quanto mais acessível estiverem as lideranças, mais confortáveis os colaboradores se sentirão para trabalhar, interagir e até propor novas ideias.

Não tem mais espaço para uma hierarquia muito rígida. Hoje, todo líder quer estar junto do seu time, fazendo a diferença na vida dos colaboradores e transformando a forma de se relacionar com eles”, analisa Heloisa.

Além disso, ambientes abertos facilitam a integração e a comunicação, fortalecendo a parceria entre departamentos. “A tecla da vez é a colaboração, não mais o trabalho individual, mas, sim, a valorização do trabalho em equipe. Portanto, a arquitetura tem de tratar o lugar dentro das premissas apresentadas pela empresa, mas, fundamentalmente, sugerir espaços que motivem os funcionários a superar seus limites. ”

Invista em cores neutras

As cores influenciam diretamente no estado emocional das pessoas. Por isso, optar pelas tonalidades neutras na maior parte do ambiente é uma opção que ajuda a deixar o local mais aconchegante.

Contudo, nada impede (e, muitas vezes, é até indicado) que algumas paredes ganhem destaque, especialmente se a imagem ou cor a ser utilizada tenha a ver com o espaço e com as atividades da equipe que ocupará o lugar.

Prefira a iluminação natural

A luminosidade promovida pelo sol contribui para a sensação de bem-estar, ainda mais em pessoas que passam o dia inteiro em um ambiente fechado.

Janelas grandes dão espaço para a luz solar entrar e, junto com as cores neutras, criam um espaço de trabalho mais leve e sereno, além de contribuir com a redução de despesas relativas ao consumo de energia elétrica.

Preze pela ergonomia

Mas de nada adianta promover um ambiente agradável aos olhos se isso afetar a postura e o conforto dos colaboradores. A ergonomia dos móveis é fundamental para preservar a saúde de cada trabalhador e evitar doenças ocupacionais, como a LER (Lesões por Esforços Repetitivos).

Vale lembrar que prateleiras e armários são outros itens que também merecem atenção. Instalados na altura correta, contribuem para o conforto e ainda facilitam a organização, evitando que materiais sejam guardados posteriormente pela dificuldade de acesso.

Crie espaços de convivência

No começo do texto ressaltamos o fato de as pessoas passarem mais tempo no ambiente corporativo do que em casa. Por conta disso, dentre as mudanças no ambiente de trabalho que as empresas podem promover está a aposta na tendência “resimercial” e na criação de espaços de convivência.

Hoje, muito se fala no ‘resimercial’, ou seja, em trazer o conceito da casa para dentro do escritório. Um ambiente descontraído para chamar de seu, mas sempre focado em atingir as metas da empresa”, explica a especialista.

Outra sugestão é a criação de áreas de descompressão e de colaboração com arquibancadas para incentivar o encontro e a socialização dos colaboradores.

Além de serem essenciais para aliviar a tensão do dia a dia, esse espaços ajudam a promover conexões profissionais (e, por que não, pessoais) que contribuem para o bom andamento das atividades da empresa e até para a vida dos funcionários.

Existem diversas maneiras de promover mudanças no ambiente de trabalho, desde grandes reformas até pequenas modificações que requerem pouco investimento e, ainda assim, trazem inúmeros benefícios. Modificar as cores das paredes, aplicar papel de parede com padrões diferentes, instalar quadros decorativos e utilizar plantas para levar “mais vida” aos espaços são somente algumas das possibilidades.

 

 

Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificação de

Newsletter

Assine nossa Newsletter para receber as novidades Vidalink e artigos sobre bem-estar.