Gestão
Estratégias ajudam a diminuir o turnover nas empresas; veja
Estratégias ajudam a diminuir o turnover nas empresas; veja

O turnover é um índice que deve ser diminuído ao máximo nas empresas. Afinal, ao perder um funcionário, a organização tem de arcar com onerações trabalhistas, investir em novos treinamentos, além de perder um recurso importantíssimo nos dias de hoje: tempo!

Há diversos motivos para que uma pessoa deixe de fazer parte do quadro de funcionários de uma empresa, como falta de apoio dos colegas e superiores, desentendimentos, condições ruins de trabalho e salário incompatível com as funções exercidas.

Mas não precisa ser assim: a seguir, separamos algumas estratégias eficientes para ajudar a eliminar o índice de turnover da sua empresa.

Faça análises de desempenho para diminuir o turnover na empresa

As análises de desempenho mantêm os funcionários a par de suas performances, além de servirem como uma boa ferramenta de diagnóstico.  Para isso, as perguntas devem ser formuladas com base não só nos aspectos objetivos do trabalho e do desempenho do funcionário, mas também nas questões emocionais. Assim, será possível perceber como cada um se sente desempenhando sua função.

Além disso, é importante que a própria empresa seja avaliada por meio de questionário anônimo. As análises de satisfação da companhia vão apontar como os funcionários a avaliam em todos os aspectos.

Proporcione diversos benefícios corporativos

Como dizem, “dinheiro não é tudo na vida” e, quando o assunto é diminuir o turnover nas empresas, essa expressão faz mais do que sentido. Afinal, não é apenas o salário que faz o funcionário valorizar a empresa em que trabalha. A oferta de benefícios corporativos é um diferencial importante.

Ingressos para shows, teatro e entretenimento, dia de folga no aniversário, trabalho home office, descontos em cursos e lojas, além de programas de bem-estar são algumas iniciativas que merecem ser levadas em consideração.

Ofereça um plano de carreira consistente

Seja para novos funcionários ou para quem já trabalha na mesma empresa há anos, as famosas promoções são sempre valorizadas.

Criar planos de carreira para as diferentes áreas e mostrar aos funcionários o caminho que eles precisam seguir para atingir os objetivos, portanto, é uma boa forma de estimulá-los e mantê-lo engajados, diminuindo assim o turnover na empresa.

Aposte em melhores processos seletivos

Apostar em processos seletivos criteriosos é um excelente meio de triar a entrada de funcionários e diminuir a taxa de turnover da empresa. Estudar as áreas que a companhia tem e traçar os perfis mais indicados para ocupar os cargos é o primeiro passo para isso.

A organização também pode contar com o serviço de empresas terceirizadas especializadas em recrutamento para fazer uma abordagem assertiva na hora de contratar novos colaboradores.

Crie uma rotina de trabalho agradável

Estabelecer um dia a dia agradável para os funcionários, além de diminuir o turnover na empresa, entrega maior qualidade de vida a eles.

Entre os pontos que devem ser abordados para criar uma rotina positiva, estão:

  • Abrir a empresa em datas específicas para o funcionário trazer familiares ou seu pet – quando possível;
  • Manter equipamentos e instalações organizadas, em bom estado e funcionamento;
  • Ter espaços reservados para descanso ou convivência;
  • Oferecer salas de jogos – virtuais e físicos;
  • Permitir um horário de trabalho flexível.

Invista em treinamentos periódicos

Investir em treinamentos, tanto internos quanto terceirizados, mostra que a empresa é de fato preocupada com seus talentos e, por isso, investe neles. Para o funcionário, essas ações criam a percepção de que a companhia o quer por muito tempo e se preocupa com a sua evolução profissional.

Estabeleça feedbacks constantes

A cultura do feedback ainda não é vigente em muitas companhias, e esse é um fator que reforça a ideia de desvalorização do funcionário. Afinal, será que uma empresa realmente se importa com o progresso do colaborador se nem conversa sobre seus resultados e desempenho?

Diante dessa pergunta, uma empresa precisa fornecer feedbacks assertivos, ressaltando sempre os pontos positivos e dialogando sobre melhorias.

Esse trabalho deve ser feito, principalmente, pelos gestores de cada área de forma individual e também coletiva, por equipe.

 

 

Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificação de

Newsletter

Assine nossa Newsletter para receber as novidades Vidalink e artigos sobre bem-estar.